Tuesday, March 30, 2010

AIR BAG, como funciona

AIR BAG

Em uma colisão frontal, o motorista e os passageiros de um carro são arremessados para a frente e podem se ferir gravemente ao se chocarem com o volante, o painel ou o pára-brisa. Os air bags, ou almofadas infláveis, protegem as pessoas nos casos de acidente: ejetados do volante ou do painel, se enchem de nitrogênio instantaneamente. O sistema de air bag é formado por sensores eletrônicos, um inflator para produzir nitrogênio e a almofada em si. Os sensores são programados para ignorar as colisões a menos de 16 a 22 km/h. Em um choque forte, a almofada se infla por completo em 1/20 de segundo. Para as pessoas poderem sair, a almofada se esvazia assim que absorve o impacto. Os air bags podem salvar vidas, mas apenas em colisões frontais, sem substituir os cintos de segurança e as ombreiras.

Ao receber os sinais do sensor de colisão, um gerador e calor inflama substâncias químicas para produzir o nitrogênio, que infla o air bag.

Completamente cheio, o air bag absorve o impacto inicial do corpo do motorista, quando este é lançado para a frente.

Tendo protegido o corpo do motorista, o air bag se esvazia, suavizando o impacto. Dois orifícios na parte traseira da almofada deixam escapar o gás.

Fonte: br.geocities.com

Sunday, March 28, 2010

inspeção veicular Prepare seu carro

inspeção veicular Prepare seu carro


A inspeção veicular será feita novamente agora em 2010. E é normal os motoristas terem algumas duvidas: será que meu carro passará nos testes? Segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), cerca de 30% dos veículos seriam reprovados. Saiba como preparar o seu carro para esta fiscalização, evitando problemas futuros.

Passos

1) Antes de qualquer coisa, caso não tenho um mecânico, faça uma pesquisa entre os seus amigos e parentes para encontrar alguém de confiança para fazer uma revisão no seu carro;
2) Verifique os discos e as pastilhas de freio, pois existe uma espessura mínima autorizada até chegar a hora da troca;
3) Troque o filtro de óleo e o óleo na quilometragem correta, pois é ele que lubrifica, resfria e, principalmente, limpa o motor graças a sua função detergente;
4) O amortecedor é responsável por manter os pneus em contato com o solo e garantir a estabilidade do veículo, por isso não deixe de verificar se estão em bom estado;
5) Outro item de importância são os pneus, que precisam estar em condições de segurança e com as ranhuras, ou seja, os cortes desenhados, com uma profundidade adequada para o escoamento de água.

Importante

Pode-se fazer somente a troca das pastilhas de freio, mas é recomendado que seja feita esta troca junto com o disco, pois com a proibição do amianto na composição da mesma, passou-se a utilizar elementos metálicos que aceleram o desgaste do disco.

Sinais de transito

1) As placas de sinalização classificam-se em:

Regulamentação - são de formato circular (exceto a de PARE e DÊ a PREFERÊNCIA) com fundo branco, letras e símbolos na cor preta e orla (borda) na cor vermelha, assim como uma tarja que corta a placa, na cor vermelha, indica proibição. Essas placas regulamentam o uso da via, definindo suas proibições, permissões, restrições, devendo ser obedecidas pelos condutores e pedestres, sob pena de cometerem infração de trânsito. Ex: placa de proibido estacionar.

Dê a preferência
Dê a preferência

Pare
Pare

Velocidade máxima
Velocidade máxima

Sentido proibido
Sentido proibido

Proibido virar a esquerda
Proibido virar a esquerda

Sentido obrigatório
Sentido obrigatório

Siga em frente
Siga em frente

Proibido ultrapassar
Proibido ultrapassar

Advertência

São de formato retangular (grande maioria), com o fundo na cor amarela e letras e símbolos na cor preta, orla externa amarela e interna preta. Como o nome já diz, essas placas têm a função de alertar, orientar e advertir o condutor sobre uma situação que ele vai encontrar mais a frente, normalmente situações em que deva ter mais atenção e cuidado.

A não obediência dessas placas não implicam em infração de trânsito, mas no caso de um acidente, por exemplo, a sua não obediência pode transformar-se em agravante.

curva acentuada a esquerda
curva acentuada a esquerda

curva a esquerda
curva a esquerda

curva a direita
curva a direita

curva acentuada em "S" a esquerda
curva acentuada em "S" a esquerda

curva em "S" a direita
curva em "S" a direita

Indicação

Essas placas possuem diversos formatos e cores, mas todas tem a finalidade de indicar, orientar e dar localização ao condutor. Indicam o caminho a ser tomado para um determinado destino, a kilometragem a ser percorrida, a kilometragem da via naquele local, proximidade de cidades, praias, restaurantes e postos de gasolina, o nome ou prefixo da rodovia, etc.

Área de Estacionamento
Área de Estacionamento

Serviço Telefônico
Serviço Telefônico

Serviço Mecânico
Serviço Mecânico

Abastecimento
Abastecimento

Friday, March 19, 2010

Direção defensiva o que e

Conheça o Manual de Direção Defensiva do DENATRAN: Trânsito seguro é um direito de todos.

O Denatran publicou em 2005 um importante manual de dicas de segurança, com título Trânsito seguro é um direito de todos.

Clique aqui para baixar o Manual

Ao divulgar este manual, o Denatran tornou acessível ao público, um conteúdo sobre segurança no trânsito de grande valia para o aperfeiçoamento e a formação de motoristas e pedestres em melhores condições para enfrentar a selvageria no trânsito brasileiro.

Apesar de ser a base para atitudes corretas, o simples conhecimento técnico não é suficiente para tornar o trânsito seguro.

Mais do que isso, é necessária a conscientização dos usuários sobre a importância da adoção de comportamentos de prevenção de acidentes.

Com o objetivo de contribuir com o aperfeiçoamento de motoristas e pedestres publicaremos aqui 10 artigos, os quais têm como títulos, alguns tópicos abordados no Manual de Direção Defensiva do Denatran..

A seguir, os títulos que serão disponibilizados periodicamente.

1. Trânsito seguro é um direito de todos

2. Riscos, perigos e acidentes

3. Acidente não acontece por acaso, por obra do destino ou por azar

4. Manutenção periódica e preventiva

5. Cinto de segurança

6. Condições do piso da pista de rolamento

7. Cruzamento entre vias

8. Ver e ser visto por todos torna o trânsito mais seguro

9. Pressa

10. O constante aperfeiçoamento.

Trânsito seguro é um direito de todos

Introdução ao Manual de Direção Defensiva do DENATRAN

Riscos, perigos e acidentes.

Comentário do Manual de Direção Defensiva do DENATRAN

Acidentes de trânsito são resultantes de falha no sistema via, homem, veículo.

Embora mais de uma causa possa contribuir para a sua ocorrência, o mais importante são as atitudes ao nosso alcance para evitá-los.

Acidente não ocorre por acaso, por obra do destino ou por azar

Comentário do Manual de Direção Defensiva do DENATRAN

Todo acidente tem uma ou mais causas.

No caso dos acidentes de trânsito, podemos afirmar que a via, o homem, o veículo, associados ou não, são os fatores determinantes para a sua ocorrência.

Acidentes podem ser evitados, desde que determinadas atitudes sejam colocadas em prática diante das situações.

Manutenção periódica e preventiva do veículo

Comentário do Manual de Direção Defensiva do DENATRAN

A manutenção periódica e preventiva tem como objetivo evitar o mau funcionamento do veículo ou até mesmo a sua quebra.

Uso do cinto de segurança

Comentário do Manual de Direção Defensiva do DENATRAN

Assim como o capacete é destinado para um pedreiro, os óculos para um soldador ou a luva para um médico, o cinto de segurança é um equipamento de segurança para os ocupantes de um veículo.

Colisão traseira

Uma regra simples para avaliar a distância de segurança

Ultrapassagem

A ultrapassagem é uma das manobras mais arriscadas.

Não tenha pressa. Aguarde uma condição permitida e segura para fazer a ultrapassagem.

Condições do piso da pista de rolamento

Comentário do Manual de Direção Defensiva do DENATRAN

O melhor procedimento para uma direção segura em qualquer tipo de piso é mantermos uma velocidade adequada às condições desse piso.

Wednesday, March 17, 2010

Como se livrar das multas de transitos

policiamultando.jpg

Este ano eu contribui muito mais do que deveria com o Departamento de Trânsito aqui do Distrito Federal. Além do IPVA, Licenciamento e Seguro Obrigatório, fui flagrado transitando em velocidade acima do permitido em 5 ocasiões, pelos radares e barreiras eletrônicas espalhadas pela cidade.

O que me deixa com mais raiva, é que eu passo sempre com uma velocidade muito aproximada à permitida, pois não sou desses malucos que ficam andando a 100km/h por aí, mas sou apenas um pouco apressado. Afinal de contas, não entendo por que vias tão largas e retas podem ter míseros 60km/h de limite. Talvez seja pelo fato de Brasília ser uma cidade com péssimos motoristas que, mesmo nessas condições, conseguem manter um alto índice de violência no trânsito.

Fazendo o balanço do ano, percebi que um ano de multas me levou quase metade dos rendimentos do blog num mês, então era hora de tomar uma atitude.

Depois de uma breve pesquisa, cheguei a conclusão de que, pra se livrar das multas de trânsito, a melhor solução, e também a mais simples, é não ultrapassar o limite de velocidade da via e não avançar sinais vermelhos.

Espero, assim, me livrar das multas de trânsito.